21 de outubro de 2014

Decisão tomada... Olhar em frente!

Há cerca de duas semanas recebi um contacto via LinkedIn de uma empresa IT que procurava uma pessoa na minha área. Propuseram-me uma entrevista para apresentar o projecto e tendo em conta que a situação da minha empresa não é das melhores achei que não devia fechar as portas à partida e aceitar a entrevista. Fui lá na sexta-feira (dia 10) e apresentaram-me a empresa e o projecto que me queriam inserir. Pareceu-me tudo bem mas eu também fui à entrevista naquela de ver o que vão dizer. Na segunda-feira (dia 13) ligaram-me a pedir para me deslocar às instalações deles no dia seguinte porque queriam-me apresentar ao cliente e fazer-me uma proposta. Eu lá fui... Directamente da Ericeira onde estava de férias para conhecer o cliente com o qual fiquei com uma primeira impressão não muito boa e receber uma proposta onde me ofereceram cerca de mais 400€ de ordenado líquido do que estou a receber agora. O projecto consiste em estar três meses deslocados em Angola, o que não seria um problema para mim porque há muito procuro uma oportunidade destas.
A partir daí começou um processo de ponderação, reflexão, reavaliação dos meus objectivos, muitas noites de sono perdidas, muitas dores de cabeça, muito choro… Porque no fundo eu sinto-me bem na empresa onde estou, estou numa situação contratual estável, perto de casa, vou almoçar a casa, sem horários, sem grandes stresses, com enorme flexibilidade mas ao mesmo tempo, com muito pouco trabalho o que me assusta bastante. Eu sou nova e não me posso dar ao luxo de não evoluir, não crescer profissionalmente mas eu não estou encostada, sei quais são os passos que tenho de seguir para evoluir… Apostar em formação teórica e adquirir o máximo que conseguir de conhecimento prático.
A sexta-feira passada (dia 17) estive reunida com a empresa que me quer contratar para acertar os últimos pormenores. No que toca a datas está tudo muito apertado. Querem que comece na segunda semana de Novembro e viaje para Angola na última semana do mesmo mês.
Ontem (dia 20) fui falar com o dono da minha empresa para me demitir e tal como aconteceu quando falei com o meu tutor… O senhor de quem tanto gosto e admiro… Também ele me elogiou como se não houvesse amanhã (não chorou com o meu tutor que foi uma hora de lágrimas, eu com pena de sair e ele com pena que eu saia) e pediu para ficar mas a minha resposta está quase definida… Vou abraçar esta nova proposta sem olhar para o que fica para trás.
Hoje (dia 21) tive uma reunião de equipa para se analisar as tarefas que temos pendentes e quais os recursos necessários para os resolver e no fim, o meu tutor (e chefe de equipa) pediu para falar comigo à parte, juntamente com mais uma colega que também gostava que ficasse para tentar convencer-me a ficar. Uma conversa super informal mas sincera e esclarecedora.
A minha decisão está tomada e sem forma de voltar atrás...
…Vou explorar ao máximo todas as oportunidades que me vão surgir na minha empresa, apreender conhecimento e investir na minha auto formação. No fundo, seguir o plano que tinha definido para os próximos três/quatro anos e depois disso procurar novas oportunidades profissionais que acredito que não irão faltar.
Eu já trabalhei em tantos sítios e pela primeira vez, estou num sítio que gosto realmente, onde me sinto bem, com boas pessoas e numa função que eu gosto. Como poderia, pura e simplesmente abandonar tudo para algo que é incerto?
Sou nova e tenho de aproveitar todas as oportunidades mas tem de ser um risco calculado para não tomar decisões erradas que mais tarde me irei arrepender.

Acho que tomei a melhor opção… Foi sofrida e demasiado pensada mas acredito que foi a opção mais sensata e inteligente.

Sem comentários: