10 de julho de 2014

Ainda um dia...

Eu tenho uma grande vontade de fazer coisas fora do país e por isso é que me dá tanto prazer viajar mas ao mesmo tempo sinto algumas limitações. Parte deles por mea culpa mas grande parte prende-se pelo facto das pessoas que me rodeiam não acharem muita piada a estas minhas ideias. Não posso generalizar… A minha mãe apoia-me em todo o que faço mesmo que de início tenha algum receio por mim. Durante a licenciatura adorava ter feito Erasmus mas por questões financeiras era complicado. Tinha estudado um ano noutra cidade e os restantes anos numa universidade privada. Eu trabalhava mas não era suficiente para financiar a totalidade das despesas e achei por bem não pedir mais um esforço tão grande aos meus pais, visto já ter estado seis anos num colégio privado. Quando acabei o curso mandei imensos currículos para fora do país e consegui convencer o namorado a fazer o mesmo mas o entusiasmo dele nunca foi o suficiente para nos atirarmos de cabeça. Naquela altura não tínhamos nada a perder mas ele pensa de maneira diferente de mim e é muito agarrado às coisas dele. Entretanto conseguimos arranjar trabalho com uma certa facilidade e eu não pude insistir mais. Dois anos já passaram e eu já mudei de empresa e de área mas a minha vontade de ter uma experiência no exterior não desapareceu. Agora estou numa área que tem muitas saídas profissionais a nível internacional e até já tive uma proposta que recusei por achar que preciso de mais investimento da minha parte. O namorado também estás a ponderar tentar sair da empresa e era uma boa oportunidade de enviar currículos para outros sítios mas não vale a pena. Não faz mesmo parte dos planos dele! Ainda um dia vou conseguir atingir alguns dos meus objectivos no que toca a esta temática…

Um dia, a curto/médio prazo hei-de:
  • Fazer voluntariado em São Tomé e Príncipe(uma vez que sou madrinha de um menino lá, tenho alguma facilidade em fazê-lo, só preciso de financiar a viagem porque a burocracia é relativamente simples);
  • Tirar um curso intensivo de inglês no estrangeiro (é o meu calcanhar de Aquiles, já deixei fugir muitas oportunidades por nunca ter investido num bom curso de inglês e limita imenso a minha vida);
  • Ter uma experiência profissional noutro país (nem que seja um ano ou a partir de uma empresa nacional);
  • Viajar sozinha (para que seja mais fácil relacionar-me com pessoas de outros países e culturas, criar novas amizades, viver novas aventuras…).

Tudo isto será puxado a ferros...

1 comentário:

Blackbird disse...

Eu acho que não deves limitar-te por causa do teu namorado. Entendo que numa relação é complicado quando uma pessoa quer uma coisa e a outra não mas se fizerdes um esforço conjunto então cada um consegue ter aquilo que quer. Não desistas desses teus objectivos que de certeza te farão feliz e realizada :)