10 de abril de 2014

Road trip - Parte 1

Em 2010 surgiu a oportunidade de fazer uma road trip com a minha irmã e mais um casal amigo. Na altura nunca tinha ido mais longe do que Espanha, como tal fiquei logo entusiasmada. Havia no entanto um problema a ser resolvido… O dinheiro. Na altura tinha 19 anos, estava há dois anos na faculdade e todo o trabalho que havia feito até então tinha sido em regime de voluntariado (posso-vos falar desse assunto outro dia). Quando nos pusemos a fazer contas percebemos que não ficaria assim tão caro. Nós viajámos numa carrinha familiar de sete lugares e esta era a gasóleo. Tendo em conta que éramos quatro, tudo dividido não ficaria assim tão caro. Para além do mais, o planeado era dormir sempre em parques de campismo e na Eslovénia teríamos estadia de uma semana na casa de uns amigos. O objectivo era viajarmos num prazo máximo de um mês mas não tínhamos datas muito estipuladas. Na verdade fizemos apenas 20 dias porque o cansaço também se começou a apoderar de nós. Este tipo de viagens, tal como o interrail que vos irei falar mais à frente, são viagens inesquecíveis que toda agente devia ter a oportunidade de fazer um dia mas muito cansativas. Eu soube que ia embarcar nesta aventura duas semanas antes de ir. Não deu para criar muitas expectativas nem planos e acho que esse aspecto permitiu que conseguisse usufruir um pouco mais de tudo. Claro que nem tudo foi perfeito. Não vale a pena estar para aqui a aflorar as coisas porque bem se sabe que viajar com mais pessoas dá sempre confusão, até mesmo com duas quanto mais. Algumas das vezes uns queriam ir para um lado e outros queriam ir para outro; uns queriam ouvir uma determinada músicas e outros não mas com bom senso chegámos sempre a um meio-termo. A música pode-vos parecer supérfluo mas quando se viaja durante 20 dias seguidos e cerca de 8000 km, a música é um aspecto muito importante. As rádios estrangeiras não nos dizem muito. Se não forem rádios com música comercial internacional então é mesmo caótico. Vou-me deixar de conversas e vou mas é falar de coisas interessantes… Vou dividir esta road trip por várias partes. Nesta primeira parte vou falar do seguinte percurso: Saída de Lisboa, dormida em Lourdes (França) e  visita a Cinque Terre (Itália).


Às cinco da manhã do dia 30 de Julho de 2010 partimos de Lisboa. O nosso objectivo desse dia era avançar o máximo que pudéssemos e como tal foram poucas as paragens que fizemos. Parámos apenas para almoçar em Espanha (já não sei concretamente onde) e para ir à casa de banho. Como era a primeira refeição levamos comidinha de casa e fizemos um piquenique numa estação de serviço.



Só ao final do dia chegámos Lourdes onde parámos num parque de campismo familiar, sim porque era o jardim da casa de alguém e pagámos 3€ por cabeça por duas tendas e uma carrinha. Não estivemos muito tempo em Lourdes, foi mesmo só para descansar mas pareceu ser um sitio muito calmo.



Havia um sitio que fazíamos questão de parar antes de chegar à Eslovénia. Era o único local que estava definido visitar antes de chegar. Cinque Terre, tal como o próprio nome indica é uma zona de Itália, situada na costa que é constituída por cinco terras. São elas, Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Riomaggiore e Manarola. Nós visitamos esta última. Não tivemos tempo para todas, nem para metade mas futuramente é um sítio que faço questão de voltar.







No próximo episódio continuarei a contar as aventuras da nossa viagem, não percam…

4 comentários:

Catarina disse...

Gostei desta primeira parte. Estou curiosa para a próxima :)

Lluz disse...

Fiquei mesmo curiosa :)

Tulipa Negra disse...

Que inveja! Só descobri o teu blogue hoje mas vou continuar a acompanhar :) Também adorava fazer uma road trip principalmente por terras italianas. Concordo contigo no que diz respeito à música e não acho que seja nada supérfluo em viagens destas é mesmo uma questão muito importante. Adorei as fotos de Cinque Terre.

Tulipa Negra disse...

Fiquei curiosa também em relação ao interrail :)